Ramon Dino ficou com título no Mr. Olympia Crédito: Divulgação
O Brasil escreveu um capítulo histórico no fisiculturismo mundial neste sábado (11). Ramon Dino, conhecido como o “Dinossauro Acreano”, conquistou o título da categoria Classic Physique no Mr. Olympia 2025, realizado em Las Vegas, e se tornou o primeiro homem brasileiro a vencer a competição mais prestigiada do esporte.
A vitória consagrou a trajetória do atleta de 30 anos e rendeu a ele 100 mil dólares (cerca de R$ 552 mil). O pódio foi completado pelo alemão Mike Sommerfeld, em segundo lugar, e pelo norte-americano Terrence Ruffin, em terceiro. Josema Muñoz e Niall Darwen ficaram com a quarta e quinta colocações, respectivamente.
💪 Favorito desde as prévias
Nas prévias da manhã, Ramon já havia demonstrado que estava pronto para fazer história. Ele encerrou o pré-julgamento no centro do palco — posição reservada aos principais competidores — ao lado de Sommerfeld e Ruffin. A impecável execução das poses, principalmente de costas, confirmou seu favoritismo na final.
Com a conquista, o Brasil amplia sua presença no fisiculturismo mundial, que até então somava apenas títulos femininos: 14 medalhas de ouro, incluindo as três obtidas nesta edição por Natália Coelho (Women’s Physique) e Eduarda Bezerra (Wellness).
🏋️ A trajetória do Dinossauro Acreano
Nascido em Rio Branco (AC), Ramon Rocha Queiroz começou sua história no esporte longe de grandes centros de treinamento. Criado na periferia da capital acreana, iniciou sua jornada com a calistenia, migrando para a musculação em 2016.
Dois anos depois, conquistou o cartão profissional e, em 2021, estreou no Olympia, ficando em 5º lugar. Em 2022 e 2023, foi vice-campeão, atrás do canadense Chris Bumstead (CBum), e em 2024 ficou na quarta colocação.
Atualmente, Dino é treinado por Fabrício Pacholok, com André Pierin como coach de poses e Chris Aceto responsável pela preparação nutricional. Casado com a também fisiculturista Vitória Viana, ele é pai de dois filhos — e agora, o primeiro brasileiro campeão masculino do Mr. Olympia, um marco histórico para o esporte nacional.
🏆 “Essa vitória é para o Acre, para o Brasil e para todos que acreditam nos seus sonhos”, disse Ramon, emocionado, após receber o troféu. fonte: Correio 24h
