Imagens: Divulgação Ascom PCBA
Cinco pessoas foram presas nesta segunda-feira (21) durante a Operação Tio Patinhas, que desmontou uma rede de estelionatários atuando pela internet em vários estados. O grupo, comandado por um casal, operava de um apartamento de luxo no bairro Kalilândia, em Feira de Santana, onde funcionava um verdadeiro “call center do golpe”.
Segundo a polícia, os criminosos anunciavam em redes sociais produtos como joias, perfumes importados, roupas e relógios, sempre com foco no atacado para lojistas. Após o pagamento, as vítimas eram bloqueadas e nunca recebiam as mercadorias. Para dar aparência de negócio legítimo, o grupo usava caixas lacradas com etiquetas de envio e vídeos com produtos falsificados.
Desde 2021, a quadrilha fez centenas de vítimas em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Sergipe, além de cidades do interior baiano. Curiosamente, em Feira de Santana não havia registros de queixas, o que, para os investigadores, era uma estratégia para não levantar suspeitas na cidade onde moravam.
A operação cumpriu mandados também no bairro SIM e na Rocinha, resultando na apreensão de uma Land Rover Evoque, um HB20, joias, relógios e perfumes falsificados. A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos segue investigando possíveis novos envolvidos, enquanto os presos permanecem à disposição da Justiça. fonte: IB