
Passeio noturno em cemitério carioca intriga visitantes no dia da cremação de Preta Gil
Preta Gil foi cremada em Cemitério Crédito: Reprodução | Cemitério da Penitência
Enquanto muitos buscam parques ou shoppings para lazer, uma empresa de turismo do Rio de Janeiro propõe um roteiro inusitado: passeios por cemitérios. No último dia 25 de outubro, data da cremação da cantora Preta Gil, o Cemitério da Penitência, no Caju, foi palco de um tour noturno que chamou a atenção.
Com o apoio do projeto Necrotour RJ, o passeio começou às 19h, levando os participantes por entre túmulos e lápides. Segundo a guia Samantha Lobo, mesmo com lanternas, o local é “iluminado demais” e conta com segurança reforçada. As inscrições para a experiência, que usou um momento simbólico para promover o turismo cemiterial, foram feitas pelo Instagram da Necrotour RJ, com contribuição voluntária.
O que é o Turismo Cemiterial?
O turismo cemiterial, embora pouco difundido no Brasil, busca explorar o patrimônio artístico, histórico e cultural dos cemitérios. A ideia é que, ao visitar túmulos e construções funerárias, o turista se conecte com a memória de personalidades que marcaram a história. Além disso, a iniciativa busca desmistificar o medo e as crenças antigas sobre a morte e esses espaços.
Cemitérios com visitação no Brasil e no mundo
Além do Rio de Janeiro, outras cidades brasileiras já oferecem essa modalidade de turismo:
- São Paulo: O Cemitério da Consolação, fundado em 1858, abriga túmulos de figuras como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral e Mário e Oswald de Andrade. Há visitas guiadas agendadas com o Serviço do Município de São Paulo.
- Ouro Preto (MG): No Museu da Inconfidência, estão os restos mortais dos inconfidentes.
Internacionalmente, o turismo cemiterial é mais popular, com destaque para:
- Père-Lachaise (Paris, França): Famoso pela beleza e por ser o local de sepultamento de grandes nomes como Édith Piaf, Jim Morrison e Oscar Wilde.
- Recoleta (Buenos Aires, Argentina)
- Cemitério de Okunoin (Japão)
E em Salvador, tem turismo cemiterial?
Sim! Salvador também conta com cemitérios abertos à visitação, que revelam história e arte:
- Cemitério do Campo Santo: É o mais conhecido, com sepultamentos de diversas personalidades e políticos, como Antônio Carlos Magalhães e Castro Alves. O local é um verdadeiro museu a céu aberto, com obras de arte cemiteriais dos estilos renascentista, barroco, gótico, moderno e contemporâneo. O Circuito Cultural pode ser visitado diariamente, das 8h às 17h, sem agendamento.
- Cemitério dos Ingleses: Localizado na Ladeira da Barra, este cemitério histórico, fundado em 1814, marca a presença britânica em Salvador. Ele funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h, com entrada gratuita.
Fonte: Correio 24hrs