Passeio noturno em cemitério carioca intriga visitantes no dia da cremação de Preta Gil

DestaquesNotícias pelo Brasil

Passeio noturno em cemitério carioca intriga visitantes no dia da cremação de Preta Gil

Redação

Preta Gil foi cremada em Cemitério Crédito: Reprodução | Cemitério da Penitência

Enquanto muitos buscam parques ou shoppings para lazer, uma empresa de turismo do Rio de Janeiro propõe um roteiro inusitado: passeios por cemitérios. No último dia 25 de outubro, data da cremação da cantora Preta Gil, o Cemitério da Penitência, no Caju, foi palco de um tour noturno que chamou a atenção.

Com o apoio do projeto Necrotour RJ, o passeio começou às 19h, levando os participantes por entre túmulos e lápides. Segundo a guia Samantha Lobo, mesmo com lanternas, o local é “iluminado demais” e conta com segurança reforçada. As inscrições para a experiência, que usou um momento simbólico para promover o turismo cemiterial, foram feitas pelo Instagram da Necrotour RJ, com contribuição voluntária.


O que é o Turismo Cemiterial?

turismo cemiterial, embora pouco difundido no Brasil, busca explorar o patrimônio artístico, histórico e cultural dos cemitérios. A ideia é que, ao visitar túmulos e construções funerárias, o turista se conecte com a memória de personalidades que marcaram a história. Além disso, a iniciativa busca desmistificar o medo e as crenças antigas sobre a morte e esses espaços.


Cemitérios com visitação no Brasil e no mundo

Além do Rio de Janeiro, outras cidades brasileiras já oferecem essa modalidade de turismo:

  • São Paulo: O Cemitério da Consolação, fundado em 1858, abriga túmulos de figuras como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral e Mário e Oswald de Andrade. Há visitas guiadas agendadas com o Serviço do Município de São Paulo.
  • Ouro Preto (MG): No Museu da Inconfidência, estão os restos mortais dos inconfidentes.

Internacionalmente, o turismo cemiterial é mais popular, com destaque para:

  • Père-Lachaise (Paris, França): Famoso pela beleza e por ser o local de sepultamento de grandes nomes como Édith Piaf, Jim Morrison e Oscar Wilde.
  • Recoleta (Buenos Aires, Argentina)
  • Cemitério de Okunoin (Japão)

E em Salvador, tem turismo cemiterial?

Sim! Salvador também conta com cemitérios abertos à visitação, que revelam história e arte:

  • Cemitério do Campo Santo: É o mais conhecido, com sepultamentos de diversas personalidades e políticos, como Antônio Carlos Magalhães e Castro Alves. O local é um verdadeiro museu a céu aberto, com obras de arte cemiteriais dos estilos renascentista, barroco, gótico, moderno e contemporâneo. O Circuito Cultural pode ser visitado diariamente, das 8h às 17h, sem agendamento.
  • Cemitério dos Ingleses: Localizado na Ladeira da Barra, este cemitério histórico, fundado em 1814, marca a presença britânica em Salvador. Ele funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Fonte: Correio 24hrs

Deixe uma resposta