Foto: Valdemiro Lopes
Projeto fortalece a participação cidadã da juventude por meio da vivência legislativa.
A 3° edição do Parlamento Jovem está com o prazo de inscrições prorrogado até o dia 30 deste mês. O Parlamento Jovem visa promover o protagonismo estudantil e a participação cidadã mediante atividades focadas no desenvolvimento pessoal, compreensão dos direitos e deveres, elaboração de propostas e atuação ética na sociedade. O projeto é realizado pela Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, da Câmara Municipal de Salvador, e dirigido pela vereadora Marta Rodrigues (PT).
Estudantes da capital baiana serão contemplados com a experiência de uma jornada parlamentar no Poder Legislativo de Salvador, que oferece uma vivência do funcionamento dos poderes municipais e suas responsabilidades como jovens parlamentares.
Segundo a vereadora Marta Rodrigues, “a cidadania se conquista a partir do conhecimento como ferramenta principal de mudança e defesa da democracia”.
Para concorrer a uma vaga das 43 cadeiras do Parlamento Jovem, os interessados devem estar matriculados entre o 9º ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio, ou do 1° ao 4° ano do Ensino Profissional das redes municipal, estadual, federal e particular, e ter a idade até 20 anos. Os candidatos devem escrever uma redação sobre meio ambiente, transporte, educação, diversidade ou inclusão, respondendo à seguinte pergunta: “Como melhorar a realidade da sua cidade?”.
Aprendizado de cidadania e democracia
Criado por iniciativa da vereadora Marta Rodrigues, o projeto tem como objetivo oferecer aos estudantes uma vivência concreta de cidadania e do funcionamento da democracia, por meio da participação direta nas atividades do Poder Legislativo Municipal.
Ao longo de uma semana, os jovens selecionados têm a chance de se aprofundar nas funções dos vereadores e nas rotinas da Câmara Municipal de Salvador. Durante esse período, são realizadas oficinas que preparam os participantes com conhecimentos legislativos, para que possam assim concluir o programa com êxito na Sessão Final de Diplomação dos Jovens Vereadores.
Durante a fase de inscrições, a equipe da Escola do Legislativo percorre diferentes colégios nos bairros de Salvador, apresentando o projeto e incentivando os estudantes a se inscreverem.
Para mais informações, consulte o Manual de Inscrição, disponível na seção da Escola do Legislativo no site da Câmara: www.cms.ba.gov.br.
Fonte da notícia: Escola do Legislativo