Monte Everest, no Tibete – Foto: Reprodução Brasilescola
Mais de mil pessoas ficaram isoladas após uma forte nevasca atingir a região leste do Monte Everest, no Tibete, neste sábado (4). O fenômeno climático extremo bloqueou estradas e cobriu completamente o vale de Karma, ponto de acesso à face leste de Kangshung, a cerca de 4.900 metros de altitude.
Segundo o portal chinês Jimu News, equipes de resgate trabalham intensamente para remover a neve acumulada e resgatar turistas e moradores locais. Muitos visitantes estavam na área por conta do feriado nacional de oito dias na China, o que aumentou o fluxo de pessoas na região. A nevasca começou na noite de sexta-feira (3) e se estendeu durante todo o sábado, acompanhada de chuvas intensas provocadas pela instabilidade climática no Himalaia.
As autoridades informaram que os grupos isolados estão sendo levados gradualmente até a cidade de Qudang, com o apoio de equipes do governo local.
Enquanto isso, no Nepal, ao sul do Tibete, o mau tempo também causou graves desastres naturais. Chuvas torrenciais provocaram deslizamentos de terra e enchentes, destruindo pontes e bloqueando rodovias. Pelo menos 47 pessoas morreram desde sexta-feira, sendo 35 apenas no distrito de Ilam. Outras nove continuam desaparecidas e três foram atingidas por raios em diferentes regiões.
As operações de resgate continuam neste domingo, com esforços concentrados em restabelecer o acesso às áreas mais afetadas e garantir assistência às vítimas. fonte: A Tarde
