Pela primeira vez, o Leão da Barra disputou o Torneio Canteras de América, que chegou a sua quarta edição – Foto: Divulgação/Victor Ferreira/ECV
A equipe sub-17 do Vitória fez história neste sábado (24) ao derrotar o Palmeiras por 1 a 0 e conquistar o título da Série Prata do AIFIT Canteras de América, tradicional torneio de base realizado em Rosário, na Argentina. O gol da vitória rubro-negra foi marcado pelo meia-atacante Hiago, que garantiu o troféu inédito para o Leãozinho em sua primeira participação na competição.
Realizado no Centro de Treinamento Jorge B. Griffa, do Newell’s Old Boys, o torneio reuniu 12 equipes de destaque da América do Sul, além de seleções nacionais. Antes da final contra o Palmeiras — clube que disputou o torneio pelo segundo ano consecutivo — o Vitória enfrentou adversários de peso na fase classificatória e nos mata-matas.
Na estreia, o rubro-negro baiano perdeu por 2 a 1 para a Seleção do México, mas se recuperou na sequência com triunfos por 1 a 0 sobre o Jorge Wilstermann (Bolívia) e sobre o tradicional Peñarol (Uruguai) nas semifinais. Na finalíssima, um duelo de camisas pesadas do futebol brasileiro, coube ao Vitória demonstrar organização, raça e eficiência para superar o Verdão.
Apesar de não protagonizarem uma das maiores rivalidades do país, Vitória e Palmeiras já tiveram confrontos históricos, como na final do Campeonato Brasileiro de 1993. Naquela ocasião, o time paulista levou a melhor, mas a garotada rubro-negra mostrou neste fim de semana que o futebol baiano segue revelando talentos e buscando espaço no cenário internacional.
O título em Rosário representa mais do que uma conquista esportiva: é um passo importante no processo de formação da nova geração de atletas do Vitória, além de um sinal claro de que o clube continua sendo uma vitrine poderosa para jovens promessas do futebol brasileiro. fonte: A Tarde
