Governo da Bahia troca chefia da gestão prisional em meio a críticas e denúncias

Foto: divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, promoveu mudanças na cúpula da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). As exonerações foram publicadas na edição deste sábado (26) do Diário Oficial do Estado e atingem dois cargos estratégicos: o diretor da Superintendência de Gestão Prisional e o superintendente da pasta.

Foram dispensados Alan Vitor da Silva Santos, que ocupava a direção da Superintendência, e Luciano Teixeira Viana, que exercia o cargo de superintendente de Gestão Prisional. Para substituí-los, o governo nomeou Archimedes Benício Leite Neto como novo diretor e Luiz Cláudio da Silva Santos, ex-diretor do Presídio de Salvador, como novo superintendente.

As alterações ocorrem em um contexto de forte pressão sobre o sistema prisional baiano. Nos últimos meses, denúncias de regalias concedidas a internos ligados a facções criminosas e episódios de fugas em unidades prisionais têm gerado críticas de entidades de segurança e da sociedade civil.

Apesar das trocas, o secretário da Seap, José Castro, permanece à frente da pasta. A expectativa do governo é que as mudanças contribuam para reforçar a fiscalização interna, endurecer o combate a irregularidades e garantir maior controle sobre o sistema carcerário do estado. fonte: IB

Deixe uma resposta