Fotos: Betto Jr./Secom PMS – Reportagem: Gilvan Santos e Thiago Santos/Secom PMS
Teve início nesta sexta-feira (1º), em Salvador, a tradicional Festa em homenagem a Santa Dulce dos Pobres, primeira santa nascida no Brasil. A abertura aconteceu com uma missa solene no Santuário que leva o nome da religiosa, no Largo de Roma, e contou com a presença de autoridades como o prefeito Bruno Reis e a vice-prefeita Ana Paula Matos. Com o tema “Com Santa Dulce dos Pobres, somos peregrinos de esperança”, a celebração se estenderá até o dia 13 de agosto e deve atrair milhares de fiéis e devotos à capital baiana.

Festa de Santa Dulce é aberta em Salvador com missa e novo espaço inaugurado –Fotos: Betto Jr./Secom PMS
Além da missa, o primeiro dia da programação foi marcado pela entrega da requalificação da Praça Bom Viver, localizada dentro do Hospital Santo Antônio, sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). O novo espaço ganhou infraestrutura voltada ao cuidado com os idosos, incluindo pista de caminhada, área para musicoterapia, atividades ao ar livre e convivência humanizada.

Durante o evento, o prefeito anunciou a criação de um memorial no Barbalho, onde Santa Dulce nasceu. O imóvel onde a religiosa viveu já foi desapropriado e abrigará um novo ponto de visitação, com objetos pessoais e conteúdos históricos sobre sua trajetória. “Estamos trabalhando para transformar Salvador em um destino internacional do turismo religioso, e Santa Dulce é um símbolo dessa missão”, afirmou Bruno Reis.
A programação religiosa e cultural inclui missas diárias, quermesse, procissões e shows, com destaque para o dia 13 de agosto, data litúrgica de Santa Dulce, que contará com missas a partir das 5h30, apresentação do Padre Antônio Maria às 16h, Missa Campal às 17h e Procissão Luminosa no encerramento.
A vice-prefeita Ana Paula Matos destacou a importância do evento para o turismo de fé e reforçou o empenho da Prefeitura e das Osid em ampliar o alcance internacional da celebração. “Estamos fortalecendo o Caminho da Fé, que passa por Santa Dulce, Madre Teresa e João Paulo II, figuras que estiveram nessa mesma região de Salvador e que inspiram o mundo com suas mensagens de amor e esperança”, concluiu. fonte: Secom