Foto: Divulgação
Salvador recebe, pela primeira vez, a Feira Preta Festival Salvador, que integra a programação de encerramento do Novembro Salvador Capital Afro, iniciativa da Prefeitura voltada à valorização e ao fortalecimento da cultura negra. O evento acontece neste fim de semana, de sexta-feira (28) a domingo (30), na Praça Maria Felipa, no Comércio, com entrada gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Reunindo nomes de destaque da música e da cena cultural negra, a edição soteropolitana contará com apresentações de artistas como Sued Nunes, Afrocidade, Jau, Rachel Reis, A Dama, Ministereo Público e Batekoo. Além dos shows, o público poderá conferir uma ampla programação paralela que inclui feira de afroempreendedores, desfiles de moda, rodas de conversa sobre empreendedorismo e economia criativa, stand-up, gastronomia, experiências audiovisuais, games, atividades infantis e espaços dedicados à convivência e ao lazer.
A realização marca um momento importante para a cultura afro-brasileira na capital baiana. A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, destacou que a chegada da Feira Preta reforça o protagonismo de Salvador no cenário nacional. Segundo ela, o evento amplia o alcance dos afroempreendedores e fortalece a cadeia da economia criativa. “Salvador foi construída pela força da ancestralidade, da arte e da criatividade negra. Receber a Feira Preta é reconhecer e potencializar esse legado”, afirmou.
Com o tema “Axé – Revolução que dá baile”, a programação deste ano busca homenagear as matrizes culturais da Bahia e a potência da música preta produzida no estado. Adriana Barbosa, fundadora e diretora executiva da Feira Preta, ressaltou que a curadoria priorizou artistas locais, reforçando o vínculo com os ritmos, tradições e estéticas que marcam a cultura baiana. “Queremos celebrar o Axé em todas as suas expressões — dos terreiros aos paredões, passando pelos blocos afro”, disse.
O Festival Feira Preta Salvador é uma realização do Instituto Feira Preta, com apresentação da Nubank e apoio institucional dos governos federal e municipal, além de parcerias com Sebrae, empresas patrocinadoras e organizações dedicadas ao fortalecimento da cultura afro-brasileira.
Abaixo, segue a programação completa dos três dias de evento, com atividades nos palcos Axé e Paredão, dedicadas a diferentes expressões artísticas e musicais. fonte: IB
