Datafolha: maioria responsabiliza Lula por sobretaxa imposta por Trump ao Brasil

Presidente Lula Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha trouxe à tona como a população brasileira percebe os responsáveis pelo chamado tarifaço do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil. De acordo com o levantamento, 35% dos entrevistados atribuem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a responsabilidade direta pela sobretaxa.

O resultado contrasta com a narrativa do governo federal, que tenta associar o episódio à família Bolsonaro. O ex-presidente Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar na pesquisa, sendo considerado culpado por 22% dos entrevistados. Logo em seguida surge o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), citado por 17%. Atualmente nos Estados Unidos, Eduardo atua em interlocução com o governo Trump e defende medidas mais duras contra o Brasil. Juntos, pai e filho somam 39% das menções.

Outro nome que apareceu no levantamento foi o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, apontado como responsável por 15% dos consultados. Já 7% afirmaram não saber responder, 3% disseram que nenhuma das figuras listadas deveria ser responsabilizada e 1% declarou que todos os citados — Lula, Bolsonaro, Eduardo e Moraes — têm parcela de culpa.

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 11 e 12 de agosto, ouvindo 2.002 pessoas em 113 municípios brasileiros. O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. fonte: Correio 24h

Deixe uma resposta