foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Uma pesquisa recente do Instituto Datafolha revelou que as instituições brasileiras não têm contado com a confiança da maioria da população. O levantamento, realizado nos dias 10 e 11 de junho com 2.004 entrevistados em 136 cidades, mostra que mais de 56% dos brasileiros afirmam sentir vergonha do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com os dados, 59% sentem vergonha dos senadores, 58% dos deputados federais e 58% do STF. O presidente Lula também aparece na lista, com 56% dos entrevistados expressando constrangimento em relação a sua figura.
O recorte ideológico mostra um forte contraste nas opiniões sobre o STF. Entre os eleitores de Jair Bolsonaro e apoiadores do PL, o sentimento de vergonha chega a 91%, enquanto apenas 5% declararam orgulho da Corte. Já entre os eleitores de Lula e do PT, 52% afirmaram ter orgulho do Supremo, contra 36% que disseram sentir vergonha.
Quando questionados sobre as Forças Armadas, o levantamento apontou equilíbrio: 52% dos eleitores de Lula e 54% dos bolsonaristas afirmaram ter orgulho da instituição militar.
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. fonte: Metrópoles
