Bactéria perigosa leva hospital no RS a fechar UTI e transferir pacientes

Hospital fecha UTI após detectar superbactéria considerada uma das mais perigosas do mundo Crédito: Reprodução/RBS

O Hospital Municipal de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, precisou fechar temporariamente sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e transferir todos os pacientes internados após a detecção da bactéria Acinetobacter baumannii, classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das mais perigosas do planeta.

Segundo a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), responsável pela gestão do hospital, os sete pacientes da UTI foram realocados para a Unidade Neurovascular, que foi esvaziada para recebê-los. Eles continuam recebendo todos os cuidados necessários, e as cirurgias cardíacas eletivas foram suspensas por precaução.

A bactéria, que não é transmitida pelo ar, oferece alto risco principalmente a pacientes com imunidade comprometida e pode sobreviver por longos períodos em superfícies e equipamentos hospitalares, sendo resistente a diversos antimicrobianos, incluindo carbapenêmicos.

No mês de julho, dois pacientes já haviam sido internados na UTI com infecção causada pelo microrganismo. Poucos dias depois, foram confirmados dois casos de transmissão cruzada dentro da unidade. O fechamento da UTI, segundo o hospital, é uma medida para proteger pacientes e profissionais, garantindo a segurança do ambiente hospitalar.

A Acinetobacter baumannii é considerada pela OMS um patógeno hospitalar oportunista e de difícil combate, devido à sua resistência e ao alto potencial de causar infecções graves e potencialmente fatais. fonte: Correio 24h

Deixe uma resposta