foto divulgação
Mais de três anos após um crime que chocou frequentadores de um bar no bairro do Imbuí, em Salvador, a Justiça da Bahia condenou o advogado José Geraldo Lucas Júnior, de 32 anos, a 15 anos e 2 meses de prisão em regime fechado. A sentença foi proferida nesta sexta-feira (11), ao final do segundo dia de julgamento no Fórum Ruy Barbosa.
José Geraldo foi considerado culpado pelo assassinato do barbeiro Lucas Souza de Araújo, ocorrido em janeiro de 2021, após uma discussão entre os dois dentro do estabelecimento. O júri popular reconheceu que o crime foi cometido por motivo fútil e de forma que impossibilitou a defesa da vítima — o que levou à condenação por homicídio duplamente qualificado.
As investigações revelaram que a briga entre o advogado e o barbeiro começou por uma razão banal, mas terminou de forma trágica, com Lucas sendo alvejado. A Justiça entendeu que a ação foi desproporcional, violenta e premeditada, com o réu assumindo o risco de tirar a vida da vítima.
A pena inicial foi fixada em 13 anos, mas, devido à presença das qualificadoras, a juíza responsável aumentou a sentença em um sexto, totalizando 15 anos e 2 meses. O Tribunal de Justiça da Bahia também determinou a expedição imediata do mandado de prisão, para que José Geraldo comece a cumprir a pena. fonte IB
